sexta-feira, 27 de março de 2009

(in)diferença social...

é quase um alívio de consciência pensar que há outras pessoas que têm a vida pior que a minha. há de facto, milhões delas...hoje em dia, a frase "...há coisas piores" é quase um lema. mas é para quê? para me sentir melhor com a minha vida? eu sinto-me bem com ela, não todos os dias mas vou vivendo diariamente a maneira que a defini. Também há vidas melhores que a minha, não há só coisas piores, também há melhores. na mercearia "olhe deixe lá há coisas piores"; vou fazer um exame médico, a médica diz não é nada, a enfermeira diz, "tá a ver? há coisas piores", falo com amigos/as "tas a ver, e nós ainda nos queixamos. há coisas piores" ...

há muito piores!!! a fome e a falta de subsistência são decerto o pior dos males. aliás, não entendo como, no sec. XXl há fome no mundo. isto realmente incomoda-me. 

sobre as diferenças sociais, sei que as há e vão haver cada vez mais, mas isto já parece um cliché. não é com videos como estes que vou ficar a carpir pelo que gira ao meu redor; é a desgraça que a vejo todos os dias e que contacto com ela? não é o que me vai dar alento para a minha forma de vida; o que posso fazer? pensar que não é dando o "peixe" que se ajuda, mas "ensinando a pescar"... é sim a melhor maneira de poder ajudar. Eu tenho consciência! 

   

(já agora, no video aparece a estação do Oriente; é do Calatrava e depois?)

2 comentários:

  1. Tinha (e tenho, felizmente!) uma amiga, na faculdade, que tinha (e tem, infelizmente...) esclerose múltipla. De todas as coisas que, com o todo o direito, a irritavam, a que mais lhe bulia com os nervos era, justamente, dizerem-lhe: "deixa lá, há quem viva com coisas piores...".
    Aprendi a irritar-me, com ela, por ela.
    E agora, contigo.

    ResponderEliminar