segunda-feira, 16 de março de 2009

a dignidade de um cortex cerebral

O facto de o Homem so aproveitar cerca de 10% da sua capacidade cerebral vai derrubando a sua propria identidade.

Ao derruba-la a, o Homem vai criando pequenos mundos á sua volta que julga verdadeiros, e protege-os; com ilusões em forma de armas vai, clivando o seu semelhante. Não contente com o facto aínda o atormenta mais, "persegue e cobra de modo incessante, utilizando toda a indignação e raiva " (1), porque, se não é capaz de defender a sua realidade, os pequenos mundos satélites não subsistem sozinhos, e vai tentar sugar forças noutro lado; 

Se nós, temos esta capacidade limitada, mas que se torna ilimitada pela questão do pensamento e da acção, então há que fazer rendê-la: pensar e agir estão na ordem correcta! 

Porque  "O homem é feito visivelmente para pensar; é toda a sua dignidade e todo o seu mérito; e todo o seu dever é pensar bem" (Pascal)

(1) http://pt.shvoong.com/humanities/1687359-psicologia-ciclo-perverso/

(o texto é meu ©)

3 comentários:

  1. Realmente eu tenho as minhas dúvidas, quanto ao facto de algumas pessoas usarem os 10 %, mas se a menina o diz, eu tento acreditar.
    Beijinho bom

    ResponderEliminar
  2. 10%?? Tu és uma lírica, Mary...

    Quanto ao "pensar antes de agir", vamos montar um workshop? Do "pensar", bem entendido, que lá do "agir" percebe toda a gente. Mas o cérebro, pô-lo a trabalhar... oh maçada das maçadas!!!
    ;)
    Abreijos!

    ResponderEliminar
  3. Miss Mary:

    Não é o orgão que faz a função, é a função que faz o orgão. Quando não se exercita o cérebro ele atrofia. Daí a sua utilização ser independente da acção.
    Ora, assim, acho que tem razão.

    Bjs

    ResponderEliminar